quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

O Outro Dakar

Chama-se Hubert Auriol, foi vencedor do Dakar por duas vezes em moto (1981/83) e uma em automóvel (1992), sendo também ele director do Dakar durante 9 anos (1995 a 2004).
Actualmente Auriol, mantém a ideia de levar a cabo uma nova competição, a
Lenda dos Heróis, programada para os dias 8 a 22 de Março, que ligará Paris ao Lago Rosa(Dacar), atravessando ainda Espanha, Marrocos e... a Mauritânia, apesar dos conselhos do governo gaulês em matéria de segurança naquele país do Magrebe.
Aquando da anulação da edição deste ano do Dakar, Auriol mostrou-se logo surpreendido pela decisão da organização: "Não sou capaz de entender! Algo sucedeu que não estava nas cogitações, mas de qualquer forma surpreende-me que não exista um plano B que contemplasse uma modificação de itinerário (...) Penso que não se pode dizer que a Mauritânia é um país onde não se pode voltar. Não devemos exagerar." revelou à TF1.
A Lenda dos Heróis, será assim uma prova com base na regularidade, está vocacionada sobretudo para os amadores, seguindo a caravana mais compacta. Até ontem a prova contava com 157 inscritos. No que diz respeito a segurança, nomeadamente na Mauritânia, os percursos utilizados são "diferentes dos previstos pelo Dacar", situando-se em zonas onde os operadores turísticos franceses continuam a promover expedições. Auriol tem uma opinião no mínimo interessante em relação a isto: "A segurança não é um problema de grande dimensão, é antes um estado de espírito."
Ficaremos espectantes com o desenrolar da prova, e saudamos a atitude e a vontade de Auriol em não deixar morrer o verdadeiro espírito TT.

A seguir fica uma imagem que fala por si, em relação à edição deste ano do Lisboa-Dakar...


Nenhum comentário: