segunda-feira, 31 de agosto de 2009

PROGRAMA OFICIAL DA 2ª PROVA DO TRIAL NORT4X4 - BOTTA FIO - VILA NOVA FAMALICÃO

10 h / 10.30 h ……………………… Verificaçao inscrições / entrega documentação
10.30 h / 11.30 h ………………… Verificaçoes técnicas / Reconhecimento da pista a pé
11.30 h / 13 h …………………………Livre ( almoço )
13 h00 …………………………………… Sorteio das PETs
13.30 h …………………………………… Brienfing
13.45 h …………………………………… Arranque para as PETs c/ os comissários .
14 h ………………………………………… Início de prova trial
17 h ………………………………………… Final de prova
18 h ………………………………………… Anúncio classificaçao e entrega de troféus.

domingo, 30 de agosto de 2009

Avanços da Pista

Não nos deixamos intimidar com o forte calor que se fez sentir e os avanços na pista continuam a forte velocidade.

Fotos:



quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Trial Norte 2ª Prova - Informações sobre pista

Local da Pista


Preparação da Pista





Trial Norte 2ª Prova- Inscrições Abertas


REGULAMENTO TRIAL NORT4X4 2009
(DEFINITIVO)

REGULAMENTO TRIAL NORT4X4 2009

O presente regulamento tem como objectivo definir regras de funcionamento do
conjunto de provas que integram o Trial Nort4x4, troféu organizado por quatro
clubes sem fins lucrativos e que tem como único objectivo promover a modalidade.

1 º DESCRIÇÃO
O Trial Nort4x4 2009 é um troféu independente de trial realizado na Zona Norte, composto por
4 provas organizadas. Os organizadores destas provas são os seguintes clubes:
‐ BoTTa Fio Clube TT de Ruivães ‐ VN Famalicão
‐ Braga TT
‐ TT Lanhoso
‐ RoTTarcos.

2º CALENDÁRIO
1ª Prova – Organizador: Braga TT – Data: 28 Junho 2009
2ª Prova – Organizador: BoTTA Fio: Data: 26 Setembro 2009
3ª Prova – Organizador: RoTTarcos – Data: A definir
4ª Prova ‐ Organizador: TT Lanhoso – Data: A definir

3º ORGANIZAÇÃO
A organização do Trial Nort4x4 é repartida pelos clubes acima citados. No entanto, para
melhor funcionamento do mesmo e troca de informações, a direcção é composta por um
elemento de cada um dos clubes. Esta direcção é a responsável pela aplicação dos
regulamentos durante cada evento.
Em cada evento haverá um director de prova que será nomeado pelo clube organizador

4º CIRCUITO TRIAL
- A prova tem uma duração de 3 horas.
- É obrigatório o uso de capacete e luvas quer por parte do piloto, quer por parte do
navegador durante toda a prova, excepto nas Boxes.
- As viaturas têm de estar equipadas com Roll Bar
- O início da prova será dado por foguete “morteiro”, assim como o final.
- Após o sinal de término os concorrentes não pontuam mais.
- A pista principal está identificada com fita e com placa identificativa do número da
PET e sua pontuação.
- A Alternativa está marcada com fita de cor diferente da PET.
- Os concorrentes serão distribuídos pelas PETs da pista antes do início da prova por
sorteio.
- A ancoragem a árvores só poderá ser feita através de cintas.
- É interdita a sobreposição de cabos de guincho entre os participantes. A não
observação desta regra implica a subtracção dos pontos correspondente à PET
correspondente.
- É proibido circular em sentido contrário na pista sob pena de desclassificação.
É interdito o auxílio do público na transposição do obstáculo ou reposição do carro em pista
sob pena de desclassificação.

5º ASSISTÊNCIA
- Os participantes que necessitem de assistência mecânica terão que se deslocar até à
boxe pelos próprios meios, sendo permitida a ajuda entre participantes e interdito o
auxílio de veículos exteriores à prova que não sejam os da organização. A não
observação será sancionado com uma penalização de 1000 pontos.
- A assistência dentro da pista é interdita.
- Os veículos que saiam da pista para receber assistência podem regressar ao circuito
no ponto mais próximo de onde foi prestada a assistência.

6º VEÍCULOS
São permitidos veículos de todo‐o‐terreno com 4 rodas motrizes, com um peso máximo
inferior ou igual a 3.500 kg que deverão respeitar as normas de segurança impostas por este
regulamento.

7º EQUIPAS
Cada equipa é constituída por um piloto e um navegador que deve manter‐se inalterada
durante toda a prova. De prova para a prova poderá ser substituído um dos elementos de
forma a manter‐se a equipa e respectiva pontuação. Caso esta directiva não se verifique e
mesmo que o veículo e o nome da equipa se mantenha a pontuação atribuída não poderá ser
somada a outra já existente numa prova anterior e pontuável para o troféu.

8º INSCRIÇÕES
- A inscrição para cada uma das provas terá de ser feita até 7 dias úteis antes da
realização das mesmas, sendo a mesma formalizada com o envio da ficha de inscrição
totalmente preenchida e o pagamento da inscrição para a morada constante na ficha
de inscrição.
- O valor de inscrição por prova é de 100 Euros por equipa.
- O valor da inscrição inclui seguro de responsabilidade civil.
- A inscrição não será aceite se não for acompanhada do respectivo pagamento, sendo
considerada sem efeito.
- A taxa de inscrição só será devolvida caso o evento não se realize.
- A prova não se realizará caso não estejam à partida 10 equipas presentes.
- Cada prova está limitada à participação de 30 equipas.
Os organizadores do Trial Nort4x4 declinam toda e qualquer responsabilidade por todos
os acidentes que possam ocorrer durante os eventos.

9º IDENTIFICAÇÃO
O organizador de cada prova fornecerá a cada equipa 3 painéis com os números de
concorrente que deverão ser fixados nos seguintes locais:
‐ 2 Painéis grandes: um de cada lado da viatura
‐ 1 Painel pequeno: Na parte superior direita do pára‐brisas do veículo.
Durante o evento os painéis identificativos deverão estar nos lugares definidos. Todos os
membros de cada equipa serão identificados através de um adereço tipo pulseira, crachá, etc..
O número de cada equipa será mantido nos eventos seguintes, sendo atribuída nova
numeração as equipas que se inscreverem posteriormente.

10º EVENTO
Cada evento possui um programa próprio que será dado a conhecer a todos as equipas.
O evento inicia‐se com as verificações técnicas e administrativas. As equipas que o desejarem
poderão fazer um reconhecimento pedestre do circuito de trial conforme horário estabelecido.
Será realizado um briefing com uma explicação sobre o desenvolvimento do evento,
permitindo esclarecer qualquer dúvida que surja. O briefing é da responsabilidade do director
de prova.
É obrigatória a presença de piloto e navegador no briefing há hora marcada (ou pelo menos
um deles) sob pena penalização de 500 pontos.
É obrigatória a presença em cada evento de uma ambulância.

11º CLASSIFICAÇÕES
Pela classificação obtida em cada um dos eventos será atribuída a cada equipa pontuação que
contará para o troféu final, sendo a pontuação distribuída da seguinte forma:
1º Classificado – 30 pontos
2º Classificado – 28 pontos
3º Classificado – 26 pontos
4º Classificado – 24 pontos
5º Classificado – 22 pontos
6º Classificado – 20 pontos
7º Classificado – 18 pontos
8º Classificado – 16 pontos
9º Classificado ‐ 14 pontos
10º Classificado – 12 pontos
11º Classificado – 10 pontos
12º Classificado – 8 pontos
13º Classificado – 6 pontos
14º Classificado – 4 pontos
15º Classificado – 2 pontos
16º Classificado e seguintes – 1 ponto
Obs: Só serão considerados classificadas as equipas que iniciarem a prova
O vencedor do troféu será aquele que conseguir o maior número de pontos no somatório das
4 provas. Em caso de empate será utilizado com primeiro critério de desempate o menor
número de passagens pelas alternativas nas 4 provas. Caso persista o empate será utilizado
como segundo critério de desempate o maior número de pontos conseguidos nas PET das 4
provas.

12º PONTUAÇÃO POR PROVA
- A prova é constituída por Provas Especiais de Trial (PET), cabendo a cada uma delas
uma pontuação específica entre os 200 e os 500 pontos, conforme o grau de
dificuldade.
- A pontuação atribuída a cada obstáculo só é considerada após a transposição
completa do mesmo.
- Os pilotos que optarem pela alternativa em detrimento do obstáculo serão
penalizados com pontos negativos na mesma proporção da pontuação atribuída à PET
em causa.
- A pontuação final será obtida pela soma de todas as pontuações realizadas,
subtraindo‐se as penalizações. Em caso de igualdade pontual será utilizado como
critério de desempate o menor número de pontos negativos obtidos pelo uso de
alternativas.

13º TABELA DE PRÉMIOS
No final das quatro provas e tendo em conta a pontuação obtida serão atribuídos os seguintes
prémios monetários:
1º Lugar – 1.500 Euros
2º Lugar – 900 Euros
3º Lugar – 600 Euros


14º RECLAMAÇÕES / APELOS
Quaisquer reclamações devem ser apresentadas por escrito ao Director de prova e mediante
uma caução de 1.000 Euros.
Quaisquer apelos devem ser apresentados por escrito à direcção do Trial Nort4x4 e mediante
uma caução de 1.000 Euros.

15º DISPOSIÇÕES FINAIS
O presente regulamento pode ser alterado sem aviso prévio poderá sofrer aditamentos até ao
último dia de inscrições de cada uma das 4 provas. Qualquer situação não prevista no mesmo
será decidida e aplicada em primeira instância pelo Director de cada prova e em situação
excepcionais pela Direcção do Trial Nort4x4.
Qualquer falta de respeito ou atitude socialmente condenável por parte de qualquer elemento
de uma equipa perante comissários ou organizadores resultará na exclusão da mesma.

CONTACTOS

BOTTA FIO CLUBE TT DE RUIVÃES
Rua da Boavista, 194
4770 Ruivães VNF
Tel. 919 696 316 (Luis Menezes)
E‐mail: botafiott@sapo.pt

FICHA DE INSCRIÇÃO PARA DESCARREGAR
http://rapidshare.com/files/268525873/Ficha_Inscri__o_Botta_Fio_Trial_Nort4x4.pdf